| Abertura | Leitura Crítica | E-Books | Livros Impressos | Cronologia: Textos | Destaque | Autores Escolhidos | Sobre o Autor | |
CLIQUE NO TÍTULO E LEIA O TEXTO |
A Última Ilha: Dissidentes e Homosexuais Perseguidos |
O Princípio do Fim (Estado Democrático e Poder Externo) |
Lua Nova de Fevereiro: Ficção e Realidade no Retrato da Última Ditadura Militar no Brasil |
Atores da Poesia (Nós, por Exemplo) |
Doutor Gilberto Francisco: ou, Simplesmente, Gilfrancisco |
Cultura de Massa e Redundância: Uma Fôrma de Fabricar Sucesso |
Fritzgerald e os Anos Vinte: O Cruel e Almirável Mundo Novo |
Alguns Versos e Pouca Poesia |
Introdução ao Livro Percurso da Linguística à Semiótica |
A Vulgarização do Conhecimento (Princípios e Escolhas no Trabalho Acadêmico) |
Jenner e a Linguagem Universdal da Pintura |
Criação e Crítica: Sobre o Conto e o Poema |
A Escrita Derramada de Graciliano Ramos (Cartas de amor a Heloísa) |
Hélio Simões e as Relações Brasil Portugal |
A Força Selvagem segundo Cyro de Mattos |
Myriam Fraga: Palavra de Mulher, Coisa Fecunda |
Sobre o Conto e o Poema (Questões de Gêneros Literários) |
Do Mito ao Real: Fantasia ou (Pré) Sentir a Realidade? |
O Surdo Caos das Coisas: Pasolini, Cinema e Literatura |
Poetas, Meninos e Malucos (Na República de Platão) |
Sobre a Crítica Literária |
Sua Neurose é uma Obra de Arte? Ou sua Obra de Arte é uma Neurose? |
Texto Literário e Texto Científico: Distinções Fundamentais |
A Arte como Construção do Real |
Fernando Pessoa e a Neurose como Fonte da Arte |
Amado Eco / 1979: Por que Jorge Amado Não Quis Conhecer Umberto Eco |
Autoria Feminina na Literatura Brasileira |
Holocausto de Gênero (Camile Claudel e Rodin) |
Do Modernismo Paulista ao Regionalismo do Nordeste |
Castro Alves e a Cultura do Século XIX |
Sincretismo e Outras Manhas |
Marx: A Barosesa Comunista ou a Mulher do Diabo |
Da Antropologia à Ficção Sertaneja |
Oscar Wilde: Anotações subsidiárias (segredos e mistérios de um dândi) |
Antonio Torres escreve a fábula do bicho homem |
Eça de Queiroz: A suavidade de um furacão |
Eça de Queiroz: Singularidades de uma narrativa realista |
Da antropologia à ficção sertaneja |
Jenner e a linguagem universal da pintura |
O romancinho dos turcos |
Arquitetura do fragmentário: Princesa Leopoldina |
Estácio de Lima conta um conto sem tirar um ponto |
Da Memória à ficção (Primeiro romance de Zélia Gatai) |
Fritzgerald e os anos vinte (O cruel e admirável mundo novo) |
Cyro de Mattos: Do Trabuco à Palavra |
Sussurros do Sexo Silenciado: Tumultos e Temores do Feminino No Simbolismo Baiano |
A Poesia Familiar de Emília Leitão Guerra |
Fernão Mendes Pinto: Cronista de Viagem ou Prosador de Ficção |
Florisvaldo Mattos: Poesia que Transcende o Tempo |
José Inácio: Um Hieróglico que dá Voz ao Tempo |
Alberto Caeiro e o Lugar de Fora da Cultura |
Carlos Cunha: Do Velho Preciosismo ao Non Sense Pòs-Moderno |
Guido Guerra: Um Criador de Mundos Paralelos |
Antonio Brasileiro: A Modernidade e seu Ultrapasse |
Ancestralidade e Afirmação em Jorge Amado |
O Lugar da Galícia na Primavera Intelectual Ibérica |
A Felicidade Roubada: Liberdade e Gênero |
Ricardo Cruz Brugni: Um Grapiúna da Capital da Bahia |
Itinerário de Castro Alves: Por Edivaldo Boaventura |
Academia dos Rebeldes: Acervo de Fontes |
Tatiana e Tonho, Autora e Personagem |
1. Euclides Neto: Uma Pequena Grade Obra |
2. Vozes Sufocadas: Os Magros, de Euclides Neto |
3. Euclides Neto e a Decadênciado Ciclo do Cacau |
4. Histórias do Povo da Roça: Fontes Populares no Conto de Euclides Neto |
5. O contista Euclides Neto |
6. Conto, Novela e Romance Nos Astuciados de Euclides Neto |
7. Euclides Neto: O Melhor da Literatura |
8. Euclides Neto: Conversa de Chifre Enroscado |
9. Euclides Conta um Conto |
o |
text-decoration | none |
|
|
O Autor e a crítica Umberto Eco Conhecer Pessoa Correspondências Alguns poemas Cassiano Ricardo, Bopp e... Euclides Neto |